quarta-feira, 12 de março de 2014

PAINEL ABORDA INFRAESTRUTURA NAVAL E INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS NO SETOR

De Rio Grande
Paulo Gastal Neto

O primeiro dia da Feira do Polo Naval terminou com uma reunião na sala Oceanos que contou com a participação de Aloísio Nóbrega, vice-presidente da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), de Orlando Lima, vice-presidente de Sustentabilidade da BG Group (Noruega) e de Danilo Giroldo, vice-reitor da Universidade Federal de Rio Grande (Furg).

Segundo Aloísio Nóbrega, a indústria naval – em paralelo com o setor petrolífero – é abundante no Estado, e o que o governo busca é otimizar o potencial existente. Para ele a missão da Agência, ligada à Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI) é promover o Estado como destino para investimentos, divulgar suas vantagens e mostrar que há muito potencial no Brasil além do eixo Rio-São Paulo.

O vice-presidente da BG Group no Brasil, Orlando Lima, destacou que a empresa participa de projetos de incentivo à educação no Rio Grande do Sul em parceria com a Petrobras. Um dos programas está inserido em uma estratégia que envolve desde o ensino básico até a universidade com o objetivo de formar melhores cidadãos e melhores profissionais.

Danilo Giroldo, vice-reitor da Furg destacou a importância da Feira do Polo Naval para a universidade. Além do intercâmbio entre os diversos setores – academia, indústria e política – há também a presença de missões como a norueguesa, que possibilitam uma troca de experiência e conhecimento bastante valiosa.

Encerrando o painel, o vice-governador do Rio Grande do Sul, Beto Gril, ressaltou a importância do setor e da região de Rio Grande para o estado, e destacou os investimentos que vêm sendo feitos, além de reforçar o convite às comitivas estrangeiras para que visitem o estado e conheçam as diversas áreas e possibilidades de investimento.

Feira do Polo Naval

A 3ª edição Feira do Polo Naval está ocorrendo de 11 a 14 de março, no Cidec-Sul, em Rio Grande (RS), com visitação das 14h às 21h. São 4.016 m², 250 estandes e 165 palestrantes. O evento tem como objetivo discutir e promover os desafios, inovações e as oportunidades da indústria oceânica. Conta com três grandes eventos simultâneos, todos com inscrições gratuitas ao público: NAVTEC, Seminário de Direito e Rodadas de Negócios, organizadas pelo Sebrae, além dos workshops e reuniões setoriais. A feira é proposta pela Bolsa Continental de Mercadorias em parceria com a Furg e Prefeitura do Rio Grande. A Petrobras é a patrocinadora Master dessa edição que conta também com o patrocínio de: BNDES, Abrão Despachos, AGDI, EBR, Ecovix, Porto RG, Prefeitura de Rio Grande, Sebrae, Tecon e Vetorial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário